O dia a dia das empresas é dinâmico e imprevisível. As constantes mudanças econômicas, políticas e mercadológicas, exigem dos gestores rápidas e eficazes tomadas de decisões.

Neste sentido, para manter e fazer prosperar o seu negócio, o desafio dos gestores passou a ser a construção e o desenvolvimento de equipes de alta performance, um diferencial competitivo de mercado.

Quando analisamos mais detalhadamente as equipes de alta performance, encontramos características fundamentais:

Liderança

Os profissionais que integram a equipe querem uma liderança bem definida, por quem possam ser inspirados, motivados e a quem possam recorrer quando necessário. E mesmo com a presença do líder, o liderado possui habilidades e competências desenvolvidas suficientes para tomar suas próprias decisões e executar suas tarefas com excelência.

Multidisciplinaridade

Uma equipe formada por pessoas com origens, culturas, conhecimentos e formações diversas, onde as habilidades e competências individuais se complementam, tem condições de alcançar resultados coletivos superiores.

Comunicação assertiva

Os membros da equipe sabem da importância de ter feedbacks compartilhados e uma comunicação interna transparente, características que aumentam a produtividade e impactam na eficácia das metas estabelecidas.

Objetivo claro

A equipe precisa ter claro o objetivo a ser alcançado e quando seus liderados para onde isso vai levar, não somente irão comprar a ideia, como farão tudo que estiver ao seu alcance pela empresa.

Meritocracia

É um modelo de gestão inteligente para identificar os bons profissionais, os talentos da empresa, aqueles que tem ideias e posturas inovadoras e serão recompensados por isso, dentro do sistema ganha-ganha, o que diminui o tournover e aumenta a satisfação e felicidade das partes. 

Já se foi o tempo em que as empresas adotavam um modelo padrão com receitas de burocracia. Cada vez mais, o modelo mental das pessoas e a cultura das empresas transformam o trabalho em equipe, cuja soma de forças traz maior agilidade e maior sustentabilidade ao negócio.

Implementar uma cultura de alta performance na empresa, com ações alinhadas aos seus objetivos, possivelmente irá maximizar os resultados tangíveis (financeiros) e os intangíveis (retenção de talentos, satisfação do cliente, tecnologia).

Mais do que um grupo de pessoas que trabalham numa mesma empresa, uma equipe de alta performance compreende pessoas alinhadas, tendo em comum valores, visão, objetivos e engajamento. O segredo é contar com lideranças mentoras de suas equipes que mostrem aos seus liderados o seu potencial e o quanto podem fazer pela empresa onde atuam e ser felizes no seu local de trabalho.

Reflita sobre isso!

———————————————————

FALE COM O CLAITON

www.institutoclaitonfernandez.srv.br
contato@institutoclaitonfernandez.srv.br
Tel / Whatsapp: +55 51 99709-0701

SIGA O CLAITON NAS REDES SOCIAIS:

Instagram | Linkedin | Youtube | Facebook