Organizações, instituições e sociedades estão passando por uma grande crise. O desempenho continua a diminuir, seja medido através do retorno sobre os ativos, ou do retorno sobre o capital investido; o retorno médio dos ativos da empresa norte-americana caiu progressivamente em 75% desde 1965, apesar do aumento da produtividade do trabalho.

FORUM DE ECONOMIA MUNDIAL vem debatendo esse tema e lança essa questão ao líderes ou a qualquer profissional. A Revolução 4.0 está quebrou os paradigmas da liderança tradicional, e trouxe novos comportamentos que se não adaptados a rotina poderão ser o grande devastador de profissões, funções e até mesmo organizações.

Autoconhecimento e Inteligência emocional serão os grandes protagonistas do líder e das organizações do futuro. Os líderes precisam entender suas próprias fraquezas e pontos fortes e estar em posse de informações sobre como todas as unidades de negócios estão operando. A esse respeito, o coaching pode ser uma maneira muito eficaz de aumentar a autoconsciência e reduzir os pontos cegos dos gerentes. A mudança de gestão necessária para se adaptar ao 4IR é dividida nas categorias: individual e organizacional.

Confira na matéria original https://www.weforum.org/agenda/2019/05/humane-leadership-is-the-4irs-big-management-innovation

Lucila Marques

Senior Coach