Custo de aquisição por cliente (ou CAC)

CAC é a abreviação de Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, quanto você precisa investir para conquistar cada cliente.

Grande parte das empresas não tem ideia desse valor e, às vezes, podem estar insistindo em um negócio onde o investimento para aquisição é maior do que o lucro que o cliente proporciona. Ou seja, esse negócio é inviável da forma que está.

Calcular o CAC precisa de muita disciplina, já que cada custo envolvido em seu processo precisa ser mensurável. Uma vez que os processos sejam conhecidos, em relação aos custos, é possível verificar o lucro real que cada venda traz para sua empresa.

Outra vantagem de conhecer o custo de aquisição de um cliente, é que podemos trabalhar para reduzir esse valor – sem perder a qualidade dos clientes adquiridos -, já que essa diminuição irá resultar em um negócio ainda mais lucrativo.

Para calcular o CAC devem ser considerados gastos com funcionários como deslocamentos, viagens, hospedagens, investimentos em ferramentas usadas pela equipe comercial, custos com salários de funcionários dedicados à venda, etc. Ou seja, todos os gastos que estão diretamente ligados ao seu processo de vendas, e na produção do produto ou serviço que sua empresa fornece.

Átila França.

Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem vindas.

Deixe seu comentário abaixo ou me envie um e-mail em atila.coaching@gmail.com

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!