Desde que tomei a decisão de atuar como Coach, estudo muito sobre psicologia positiva, motivação, propósito etc. E foi muito interessante perceber após um tempo o quanto a motivação está diretamente ligado ao seu propósito. E os estudos mais recentes da psicologia positiva e motivação mostram o porquê saber o nosso propósito de vida é tão importante não só para a nossa vida profissional de sucesso, mas como também para o seu desenvolvimento humano – como um todo.

Mas antes, deixa-me checar algo sobre o seu propósito de vida e motivação com essas perguntas: (Apenas pense e responda sim ou não para você mesmo, tá bom?!)

01) Hoje, você sente perdido (a)? A deriva? Sem saber que direção, que rumo tomar na sua vida?

02) Você tem dúvidas angustiantes para tomar decisões e fica PARALISADO (A) diante de tantas opções e ao mesmo tempo sente que não tem opção alguma?

03) Você sente aquela dor interna, aquela dor existencial como se estivesse vivendo uma vida que não é sua?

04) Você se sente preso em si mesmo (a), vendo o tempo passar sem motivação e sabendo que você apenas sobrevive?

E por fim, a pergunta que considero a mais importante:

05) Você sente que uma parte de você quer viver intensamente, libertando todo o seu potencial para criar e explorar o que a vida tem de melhor? E para dá o seu melhor ao mundo?

Não vale prosseguir sua leitura sem encarar com seriedade essas perguntas e suas respostas ok?! Nem vem tentar me enganar…

Pois bem, se você respondeu positivamente algumas dessas perguntas, saiba que você não está sozinho (a). Eu até setembro de 2014 respondi sim para todas essas perguntas. E a maioria das pessoas o seu redor, também respondem sim. Mesmo que não admitem isso em público, internamente elas admitem.

E POR QUE ISSO ACONTECE?

Bem, recentemente ouvi uma pessoa dizendo algo engraçado, mas bem interessante ao mesmo tempo e que me fez pensar horrores (eu tenho essa mania feia de fazer uma reflexão absurda de uma simples frase ou de uma simples situações que vivencio, repara não rs). Mas essa pessoa disse o seguinte: “que nós nascemos pelados, carecas, sem dentes e sem manual de instruções”.

E de fato é assim mesmo, não é?!

E o que acontece? Acontece que na medida que vamos crescendo, vão crescendo também nossos dentes, nossos cabelos e vamos também, adquirindo instruções de como sobrevivermos neste mundo. Porém, infelizmente – a não ser que você seja um felizardo (a); que teve uma educação diferenciada – a grande maioria de nós na escola, no ciclo familiar e social, durante toda a nossa infância, aprendemos tudo sobre o mundo externo e tudo como este mundo externo funciona para sobrevivermos nele. Verdade ou mentira?

Observe para você ver: Aprendemos matemática, português, física, química, biologia, etc. E isso é importante? Mas é claro que é. (Se bem que eu ainda não aprendi muito dessas coisas ainda, rs). Mas que é importante é!

Mas não aprendemos como o nosso interno funciona. Quais os botões que temos que apertar para entender o que nos motiva, quais são os nossos talentos, nossa luz, nosso melhor. Não aprendemos a lhe dá com os nossos medos, com nossas emoções, como liberar o nosso potencial, a descobrir o nosso propósito… Por fim: aprendemos a sobreviver no mundo externo, mas não aprendemos a viver a nossa potencialidade interna.

E isso faz toda a diferença!

E para lhe mostrar de como descobrir e viver sua potencialidade faz todo sentido na sua vida, vou lhe contar um pouquinho da minha experiência 😉

No final de 2014 eu comecei a viver o meu processo de coaching. Um processo que chamo de divino. Porque quanto mais eu cavava nas profundidades do meu ser, mais o Criador eu encontrava penetrado no mais íntimo do meu ser. E esta experiência foi uma experiência divina… Uma experiência de conversão, de cura, de abertura, de libertação… E de descobertas… Descobrir o dom de escrever. Que em mim estava guardadinho… esperando a hora de ser expressado. Porém, para chegar nesta descoberta, tive que passar por uma limpeza das tranqueiras que estavam em mim, mas não fazia parte da minha essência. Tudo isso deu-se início no meu processo de coaching e depois aperfeiçoado com orações e uma vida de espiritualidade ativa e constante. Este foi caminho de crescimento contínuo que encontrei. O que não significa que precisa ser o seu.

Mas oK, a partir dali criei um blog onde postava reflexões e artigos diversos, que já inspirou desde 2014 milhares e milhares de pessoas de mais de 12 países. Em fevereiro de 2016, comecei a gerar conteúdo no ZENIT, umas das maiores Agências de notícias Católicas do mundo. Só no Brasil são mais de 500 mil pessoas que acessam os conteúdos do Zenit semanalmente. Lá eu escrevia um pouco das histórias de santos. Isso tudo é muito especial e edificante para mim de um jeito que é impossível de expressar em palavras, pois me permitiu estudar mais e trabalhar em algo que está ligado com a minha fé.

Depois recebi um convite para ser uma das escritoras Coaches selecionados para escreverem no livro: “Coaching – a hora da virada”, a ser publicado e lançado agora em abril nas principais livrarias do País, como Saraiva, Cultura, Fnac, Laselva, Da Vila, Amazon, Americanas, Submarino… entre outros.

Hoje lidero um projeto social super bacana na minha cidade, impactando centenas de pessoas em tão pouco tempo…

Encontrei nesses e-mails a oportunidade de compartilhar minhas reflexões com quase mil pessoas, espalhadas pelo mundo a fora, e algo que começou tão naturalmente e hoje vem tomando proporções incríveis.

Enfim, só estou lhe partilhando daquilo que tenho experimentado na minha vida para lhe mostrar que esses são alguns dos benefícios de se descobrir o seu propósito de vida. Você se torna mais empoderado, feliz, motivado e disposto a dá o seu melhor. E os resultados na sua vida profissional e pessoal, naturalmente começam a aparecer.

MAS ATENÇÃO: Saiba! Você e nem ninguém tem bola de cristal para saber o futuro.

Mas quando você descobre o seu propósito, você tem uma tranquilidade interna de que se você seguir o seu propósito, dando um passo depois do outro, com paciência, você ganhará cada vez mais beleza interior, construindo a sua realização profissional e pessoal. Podendo abrir caminhos que hoje você nem imagina…

Quando dei início a minha jornada interna – que só está começando -, eu jamais imaginária que percorreria o que já percorri em tão pouco tempo… E o melhor: que me tornaria uma pessoa mais simples, segura e otimista. E não me iludo com nada disso que já conquistei. Fico feliz? Claro que sim, pois é resultado quando se expressa o seu melhor. Porém, sei que tudo isso passa, e passa mais rápido que podemos imaginar, mas no fim mesmo, o que terá ficado para sempre é a certeza de ter vivido o meu propósito.

E o propósito é a nossa bússola para uma vida carregada de sentido. Descobri o seu propósito não é ausência de sofrimento algum, não se engane. Mas é presença de luz, é saber lutar com uma determinada determinação por aquilo que faz seu coração pulsar mais forte. É aquilo que é maior que tudo e todos, inclusive, maior que você mesmo.

Agora já vou indo, pois esta primeira etapa deste assunto, já ficou grande demais. Mas não posso ir sem antes fazer com que você perceba que este entendimento sempre esteve presente em nós. Veja alguns exemplos de frases de pessoas que tiveram um alto nível de realização pessoal e profissional em suas vidas ao viverem o seu propósito. Conseguindo impactar o mundo.

“O homem pode suportar tudo. Menos a falta de um sentido na vida.” Dr. Viktor Frankl

“Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas.”  Albert Einstein

“Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme.”  William Shakespeare

“Uma vida sem propósito é uma morte prematura.”  Goethe

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Sêneca

“A vida é simplesmente uma oportunidade, uma abertura. Depende do que você faz dela. Depende de que sentido, que cor, que canção, que poesia, que dança você dá à vida.” Osho

“Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos em dar.”  Madre Teresa de Calcutá

“Os dois dias mais importantes da sua vida são os dias em que você nasce e o dia em que você descobre por quê.” Mark Twain

“Se é verdade que, infelizmente, existem limitações e obstáculos para o pleno desabrochar dos seus sonhos humanos, também é certo que estes sonhos permanecem sempre abertos aos grandes ideais. Nada nem ninguém, a não ser nós mesmos, pode frustrar esses ideais.” João Paulo II

Uau! Lindo não é?!

Esses foram apenas alguns exemplos de algumas pessoas tão diferentes, entre tantas, que entenderam a importância de identificarem e de viverem seu propósito de vida. E quando isso acontece não é só você que ganha uma vida plena, mas o mundo também ganha a inspiração que você deixa no mundo.

Qual é o seu propósito? Qual é a inspiração que você deseja deixar no mundo? Tá em busca disso ainda? Não se preocupe. O problema é quando não há essa busca. Portanto, você está no caminho certo, acredite!

Beijo em seu coração, linda e abençoada semana para você e até a próxima leitura. E venha com o coração aberto 😉

Fernanda

p.s. Alguém me disse ontem que falo mais que pobre na chuva, e estou achando que escrevo mais que pobre na chuva também, sorry 🙁