Certamente temos infinitos exemplos de situações em que nos deparamos com a conflitiva “mente racional” X “mente emocional”. Quantas vezes já tomamos decisões que nos afastam do que realmente queremos da vida? Quantas pessoas hoje vivem absolutamente distantes do que realmente desejam na carreira e nas relações.

  Dizemos que uma pessoa está em mente racional, quando está abordando o conhecimento intelectual, está pensando racionalmente e logicamente, a atenção fica voltada para os dados concretos, faz plano para seu comportamento, concentrada nos objetivos e nas tarefas. Quando se está com a mente racional, você é levado pelos fatos.

          x

  Já na mente emocional, os pensamento e comportamentos são controlados principalmente por seu estado emocional atual, as cognições são quentes, os fatos podem ser amplificados ou distorcidos para que sejam congruentes com o afeto, dependendo do humor. Quando se está na mente emocional você é levado pelos sentimentos e pelos impulsos de fazer ou decidir coisas.

    Equilibrar esses estados da mente incluem sabedoria e assertividade nas decisões, porém integrar eles não é uma tarefa fácil. É preciso exercitar essa habilidade, conhecer o seu próprio self e assim adquirir um terceiro estado de mente, a habilidade do caminho do meio: o equilíbrio da emoção e da razão, as quais são positivas quando trabalham juntas. Essa habilidade requer prática como qualquer nova habilidade é importante começar, procure trabalhar esse aspecto pessoal se necessário busque auxilio.

     A habilidade do caminho do meio,  é o veículo para equilibrar a “mente emocional” e a “mente racional”,  tem o objetivo de desenvolver um estilo de vida no qual o indivíduo atue conscientemente e aja tomando sempre as melhores decisões, sendo dialético e  atuando na sua mudança.

“Somos capazes de integrar os opostos, emocional e racional, e nos abrir para a experiência como ela realmente é.”

 Tomara que tenhamos conseguido responder algumas perguntas, além de fazer pensar em novos questionamentos…

Caso tenha perguntas ou sugestões sobre o assunto pode nos enviar.

 

Psicóloga Clínica, CRP 07/23029 (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Avaliação Psicológica . Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA).  
contato@vendramepsicologia.com.br/ (51)999427182 /  Insta: @vendramepsicologia/ Av. Ipiranga 40 – Trend Offices, Porto Alegre-RS. http://vendramepsicologia.com.br/
 

 

“Somente quando temos a coragem de enfrentar as coisas tais como são, sem nenhuma decepção ou ilusão, que surgirá uma luz pela qual reconheceremos o caminho do nosso êxito”

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!