O mercado vem passando por algumas dificuldades devido à instabilidade econômica e política do país. Grande parte das empresas vem apresentando quedas consideráveis em suas vendas, tendo como uma de suas principais consequências, o aumento de profissionais desmotivados potencializa os reflexos negativos nos resultados financeiros.

Cada empresa tem seu “DNA”, ou seja, um registro base que norteia a visibilidade de  suas características específicas e diferenciadoras, pois são estas que garantem maior estabilidade da marca, produto e serviço no mercado.

Os resultados positivos de uma empresa, adquiridos pela boa utilização de seu DNA, só acontece quando os colaboradores estão conscientes de seus gaps, potenciais e principalmente de seus motivadores intrínsecos e extrínsecos.  Cada vez mais as  empresas vêm adotando políticas do fazer mais com menos, do foco total em qualidade para continuar se desenvolvendo e crescendo neste mercado extremamente competitivo e o aculturamento de seu DNA é de extrema importância para que toda esta estratégia ocorra.

Diante desse cenário, o Assessment Coaching desenvolvido por Elisângela Lima auxilia a sua empresa a responder de forma totalmente personalizada e assertiva a questão que inicia este artigo: Você tem clareza do perfil ideal de vendedor para a sua empresa obter melhores resultados?

O Assessment Coaching é um processo que possibilita descrever tendências comportamentais, identificando pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos, de forma a buscar oportunidades de trabalhar o máximo do potencial pessoal e profissional e, como consequência, atingir maiores e melhores resultados para a empresa.

Como resultado final desse processo, será elaborado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e um plano de desenvolvimento Geral (PDG). O Plano de Desenvolvimento Individual por vendedor traça objetivos, metas técnicas e comportamentais, alinhadas ao posicionamento da empresa frente ao mercado. Esse processo permite que a empresa obtenha êxito desde a seleção de novos profissionais já com o perfil padrão da equipe de vendas, até o aprimoramento dos profissionais do quadro atual. O Plano de Desenvolvimento Geral será elaborado a partir dos itens que aparecerem com mais frequência nos PDI’s dos colaboradores, com o intuito de otimizar investimentos em desenvolvimento de pessoas.

A estrutura totalmente personalizada do Assessment Coaching permite tornar vendedores em consultores de vendas, que por definição, sabem exatamente o que estão vendendo, têm uma abordagem amigável e racional ao mesmo tempo, têm a leitura exata das necessidades do cliente, sabem ouvir e lidar com o não, além de estabelecer confiança em suas negociações gerando maior fidelização.

Os principais benefícios para os profissionais são: autoconhecimento, ampliação da consciência sobre suas habilidades e preferências, identificação de possíveis armadilhas de seu perfil, segurança em tomada de decisões, desenvolvimento de habilidades e competências.

Já para a empresa, esse processo propicia um ciclo de melhoria contínua, assegurando que ela retenha e atraia os talentos, bem como o senso de pertencimento dos colaboradores para com a empresa, criando atalhos no alcance dos resultados almejados.

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!