Para uma pessoa viver plenamente com qualidade de vida e bem-estar, é importante que aprenda a interligar de forma harmônica os quatro pilares do equilíbrio: físico, mental, emocional e espiritual.

Vamos ao entendimento de cada um deles:

Físico – é como nos vemos no espelho; o nosso corpo tem o desempenho de acordo com os cuidados que damos a ele; se nos alimentarmos de maneira apropriada, praticarmos atividades físicas, fizermos exames regularmente, descansarmos e relaxarmos, podemos esperar longevidade e afastaremos as doenças.

Mental – aqui se concentram nossas múltiplas inteligências; está associado à capacidade de aprender, ao raciocínio, a percepção e as ideias; um grande desafio é filtrar corretamente nossos pensamentos, pois deles se originam os sentimentos, que geram as nossas atitudes e realidade; se a mente estiver poluída com medos, ansiedade e imagens desalinhadas aos nossos objetivos, não iremos visualizar o que queremos.

Emocional – neste pilar estão presentes os nossos sentimentos, emoções e apegos, responsáveis por 97% de todo o nosso sofrimento; estão concentrados também nossos principais problemas, como a desmotivação, angústia, ódio, vida afetiva vazia, objetivos pessoais e profissionais difusos; como pessoa, somos praticamente um analfabeto emocional pela incapacidade em mantermos o equilíbrio entre as emoções e a razão.  

Espiritual – diz respeito à nossa espiritualidade, essência do melhor em nós, conduta no caminho do bem e da prosperidade, com ética; um estado de consciência que é capaz de se relacionar com algo ou alguém superior, independentemente de crença; aqui estão localizados os valores, a inspiração, a tomada de decisões, o comprometimento, a sustentabilidade, a inovação, a expansão da consciência.


É importante lembrar que os quatro pilares são como animais predadores. Se a pessoa alimentar um mais do que outro, este devorará os demais. Quando um pilar não vai bem, reflete nos outros.

Harmonia e equilíbrio do físico, mental, emocional e espiritual, atingem diretamente a nossa saúde e o nosso bem-estar. A harmonia prevalece quando não estamos em nenhum dos dois extremos; seja na falta ou no exagero, o equilíbrio acontece quando encontramos a medida certa para harmonizar e alinhar as nossas energias.

Reflita sobre isso!

———————————————————

FALE COM O CLAITON

www.institutoclaitonfernandez.srv.br
contato@institutoclaitonfernandez.srv.br
Tel / Whatsapp: +55 51 99709-0701

SIGA O CLAITON NAS REDES SOCIAIS:

Instagram | Linkedin | Youtube | Facebook