Ser líder implica conhecer o negócio em que se atua e seus meandros. O líder do pequeno empreendimento, todavia, desenvolve também o papel de gerente de marketing, muitas vezes de analista financeiro, diretor de RH, e por aí vai.

Dentre todas essas atividades do pequeno empreendedor, a mais difícil é desenvolver o papel de diretor de RH. Numa grande corporação, o setor de RH, além de responsabilizar-se pelos treinamentos, é responsável por avaliar o desenvolvimento de cada capital humano que compõe a companhia, e havendo, por parte de quem gerencia o setor, a intenção de desligamento do profissional, cabe aos integrantes daquele setor (RH), a tarefa de colocar a pá de cal naquele contrato.

Porém, para o pequeno empreendedor, que muitas vezes cria um liame muito forte com seus colaboradores, encerrar uma prestação inócua é difícil e vira objeto de procrastinação.

Fato é que, se um prestador, colaborador ou empregado não rende o suficiente, ou traz prejuízos ao seu negócio, cabe ao empreendedor ser o mais pragmático dos seres, e finalizar o vínculo, posto que a procrastinação e continuidade num contrato infeliz ou que pouco (ou nada) agrega ao negócio, pode levá-lo, num curto prazo, à deriva.

E uma vez à deriva o negócio, não só o empreendedor perde sua fonte de renda, mas também aquele colaborador que ele, a todo tempo, quis preservar de um desligamento.

É eficaz realizar, portanto, análise de custo x benefício. Isto é, o quanto produz o empregado, para se saber o quanto ele está te custando, e quais benefícios lhe traz.

O pequeno empreendedor deve, a todo momento, pensar na saúde financeira do seu negócio, gerenciando-o de maneira eficaz, sem focar em problemas, mas sim nas soluções e inovações para o seu crescimento. Isto é, dedicar sua energia ao que lhe agrega, posto que focar naquilo que não soma, e ainda diminui, faz com que se perca o mais valioso dos bens: o tempo! e para o pequeno empreendedor brasileiro, tempo é dinheiro, como dito no popular, e deve ser gasto com parcimônia em coisas úteis.

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!