Iniciei meu primeiro empreendimento aos 9 anos de idade junto com o Flavio Souza meu primo e primeiro sócio em muitos “empreendimentos”, projetos que me ensinaram muitas lições que me ajudam mesmo depois de tanto tempo. (Não sou tao velho quanto imaginaram rsrs).

Nosso primeiro empreendimento foi uma empresa de segurança na vila formosa, um bairro próximo a São Matheus zona leste da cidade de São Paulo lugar onde nasci e vivi ate meus 19 anos. Nossa empresa de segurança funcionava apenas duas ou três noites por mês, enquanto nossos pais faziam compras nos ficávamos “cuidando” dos carros de clientes do mercado no estacionamento.

Anos 80 ainda era possivel e relativamente seguro estas loucuras.
Sabe que ate dava uns bons trocos, ao final do expediente voltávamos muito felizes com um potinho de iogurte lotado de moedas. Tudo ia muito bem ate o dia que descobrimos que ao fundo daquele estacionamento ficava um dos maiores cemitérios da América latina. Cemitério da vila formosa. Que decepção! O medo tomou conta e não quisemos nunca mais ficar ali! Mesmo com um “empreendimento.” lucrativo o medo foi predominante e desistimos do negocio.
Medo! Com este episodio aprendi que o medo é ingrediente de fracasso para muitos empreendedores.

Medo do mercado, do concorrente, das mudanças constantes na tecnologia ou ate mesmo medo do desconhecido. Uma serie de medos que muitas vezes paralisam e ate matam negócios de futuro. Onde quero chegar com tudo isso? Fracassado amigo, não é aquele que tenta e perde, e sim  aquele que nem tenta por medo de fracassar! Medo não pode fazer parte do vocabulário dos empreendedores! Quer ser um empreendedor de sucesso? Pare de ouvir aqueles que te colocam pra baixo, acredite e lute por seus objetivos com planejamento e estrategias. Jamais permita que seus projetos sejam frustrados ou limitados sem que você tenha tentado todas opções.

 

 

www.willianricarte.com.br

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!