A secretaria de Estado de Gestão do Mato Grosso foi destaque na revista Exame por implementar a prática do coaching na gestão pública. O programa de Liderança e Coaching, que teve início em 2015, capacitou aproximadamente 400 líderes e atendeu mais de 20 secretarias do Estado.

O objetivo do programa é transformar os gestores públicos em coaches e, assim, mudar a cultura do setor. Metas foram criadas para o acompanhamento dos processos internos – a reportagem da Exame fala sobre a produtividade e qualidade dos serviços públicos.

Como participar

Uma palestra é apresentada para que os gestores tenham consciência das etapas do processo e do funcionamento do Programa – depois há uma seleção dos gestores. Se o número de interessados for maior que o número de vagas, uma lista de espera é criada.

O Programa tem duração de 40 horas, divididas em 4 módulos e conta com atividades extraclasse. As metodologias utilizadas são:  coaching, aprendizagem experiencial e andragogia, além de outras ferramentas que ajudam no desenvolvimento dos líderes.

A institucionalização da ideia fez do Mato Grosso um pioneiro. A idealizadora e mentora do Programa é a servidora pública e master coach Tatiane Barbieri.

O projeto “Academia de Novos Líderes” é responsável por desenvolver os profissionais. Ele tem o objetivo de fomentar a cultura organizacional do Estado e preparar os gestores com conhecimento técnico e habilidades comportamentais. A busca de profissionais que atuarão como facilitadores e apresentam interesse no projeto já ultrapassou 1000 candidatos.

 

As informações foram obtidas são do site Cenário MT