Inteligêcia Emocional

Um pouco de dedicação leva há resultados surpreendentes, nas tomadas de decisões, tolerância a mudanças, habilidades sociais, atendimento ao cliente, flexibilidade, prestação de contas, confiança, controle da raiva, habilidade de apresentação, empatia, tolerância ao estresse, gerenciamento do tempo, assertividade.

* Por Gisele Conquista

           Inteligência Emocional- desenvolvendo as habilidades

Bom, até alguns anos atrás era medido nossa inteligência pelo QI ( Quoeficiente de inteligência) e hoje em dia várias pesquisas mostram que o QE ( Inteligência emocional) Daniel Golemam sita em seus vários livros que muitas pessoas de sucesso não possuem um QI elevado pois essas pessoas desenvolveram sua inteligência emocional QE.
O que é inteligência emocional?


A inteligência emocional é a base de uma série de habilidades cruciais, com um pouco de dedicação e esforço podemos aumentar o nosso QE, podendo isso resultar em um grande impacto positivo na nossa vida.
Tem quatro habilidades que juntas compõe a inteligência emocional:
Auto-consciência e Autogestão é competência pessoal
Consciência social e Gestão de relacionamentos é competência social

A Auto-consciência é uma habilidade básica, são nossas próprias emoções nos momentos que elas surgem e conhecer nossas tendências em diferentes situações. A partir do momento que desenvolvemos facilita a nossa satisfação com a vida e assim decolamos.

Autogestão é quando agimos ou quando não agimos,quando conseguimos postergar a satisfação de nossas necessidades imediatas e gerenciar nossas próprias tendências assim há mais chance de conquistar o sucesso. A autogestão é a capacidade de usar a conscientização das nossas emoções e nos manter flexíveis e direcionar o nosso comportamento de forma positiva, gerenciar as nossas reações emocionais a diferentes situações e pessoas.

Consciência social é nossa capacidade de reconhecer as emoções dos outros, isso implica notar o que estão sentindo ou pensando, mesmo quando não concordamos. a escuta e a observação são elementos cruciais. Temos de para de falar, parar o monólogo que está igual ao furacão em nossa cabeça, parar de tentar adivinhar o que o outro está tentando dizer e parar de nos antecipar pensando o que vamos dizer em seguida.

Gestão de relacionamento é a capacidade de usar a conscientização das nossas próprias emoções e emoções alheias, a gestão de relacionamentos inclui os vínculos com pessoas diferentes mesmo sem gostar delas, relacionamentos robustos devem ser buscados e cultivados e resultam da nossa capacidade de entender as pessoas ao longo do tempo. Os conflitos tendem a envenenar os relacionamentos quando as pessoas evitam passivamente os problemas por não terem as habilidades necessária para dar início a uma conversa direta e construtiva.

¨Um pouco de dedicação e persistência leva a resultados.¨

¨Confesso que ainda tenho tenho algumas habilidades a serem lapidadas, como seres imperfeitos em evolução estamos aprendendo e crescendo todos os dias, e quem não tem?¨

Livro ” Inteligência Emocional 2.0″ neste livro podemos fazer o teste online e verificar nosso QE e desenvolver nossas habilidades.

Aproveite ao máximo o conteúdo deste artigo com nossas sugestões de leitura!

1 Comment

  1. Lidar com o outro, respeitar o próximo mesmo não concordando com suas opiniões e atitudes, isso é crescimento! !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 Literare Books

Theme by Anders NorenUp ↑