Ler para as crianças é uma forma de aproximação entre pais e filhos, mas também é importante para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Uma nova pesquisa da Universidade da Flórida (EUA) sugere, mais especificamente, que o conteúdo nas páginas desses livros pode ser tão importante quanto a própria experiência da leitura.

O estudo revelou que a qualidade e a quantidade da leitura na infância influenciariam as crianças em alguns aspectos: no vocabulário, na capacidade de leitura e na capacidade de escrever o próprio nome futuramente. Dessa forma, quanto mais os pais liam para os bebês (de acordo com a pesquisa), maiores os benefícios futuros no desenvolvimento da criança.

Lisa S. Scott, professora de psicologia da Universidade da Flórida, e seus colegas estudam a aprendizagem de bebês. Eles acompanharam bebês de 6 meses a um ano e fizeram uma descoberta: quando os pais mostravam livros com rostos ou objetos nomeados individualmente, as crianças aprendiam mais.

As informações foram obtidas por meio do site Hypescience. Para saber mais detalhes sobre a pesquisa da Universidade da Flórida clique aqui

 

Crédito da imagem: Megan Hemphill (Prairie & Co) on Visualhunt / CC BY-NC-ND