O Coaching de emagrecimento utiliza a PNL para ajudar na busca por uma melhor qualidade de vida

Efeito sanfona, dietas malucas, desânimo… O processo de emagrecimento não é fácil. Mas, o primeiro passo é se conscientizar de que emagrecer é mudar não somente hábitos, mas pensamentos, atitudes. Foi pensando em como ajudar as pessoas na busca pela qualidade de vida que surgiu o Coaching de Emagrecimento.

O Coaching é um processo com duração de 12 semanas, individual ou em grupo, que utiliza os princípios do Coaching e as ferramentas da Neurolinguística e das Neurociências a fim de modificar e transformar os padrões e programas mentais ineficientes que mantêm as pessoas com sobrepeso e obesidade. É realizado por meio de vivências e técnicas com as quais trabalhamos diversas questões que fazem com que as pessoas engordem, emagreçam e voltem a engordar ciclicamente, sem resolutividade, no famoso efeito sanfona que diversas pessoas passam por muitos e muitos anos, prejudicando sua saúde física e mental.

Como médico e psicólogo, atendo sempre pessoas que têm o objetivo de emagrecer, e o querem definitivamente.

Apesar de um tratamento adequado e bem-sucedido, após algum tempo alguns deles voltavam a engordar, sempre devido a fatores psicológicos, de comportamento, hábitos ineficientes e repetitivos e programas mentais que sabotavam as conquistas do emagrecimento. Tendo formação em Programação Neurolinguística desde 1994, e também em Coaching, desenvolvi o método do Coaching de Emagrecimento que utiliza essas ferramentas, e também lida com as importantes questões de autoimagem, consciência alimentar e corporal, gerenciamento do estresse, meditação, biofeedback e compulsão alimentar para que todos aprendam a transformar a consciência de como se alimentam, como engordam e mantém esse processo, como podem modificar-se para voltar a pensar, sentir e agir como as pessoas magras o fazem.

Para que ocorra o emagrecimento definitivo e permanente, é necessário que ocorra uma modificação não só dos pensamentos, mas também dos comportamentos, dos padrões de como as pessoas se percebem, das crenças limitantes, dos valores, da autoimagem, aceitação e percepção do próprio corpo, hábitos e comportamentos em relação à comida, a alimentação emocional, gerenciar o estresse e eliminar o comportamento compulsivo em relação a determinados tipos de alimentos.

Assim a relação das pessoas com a comida e com seu próprio corpo será mais saudável, equilibrada, e então o emagrecimento acontece naturalmente, como uma consequência.

O Coaching de Emagrecimento tem conceitos inerentes a um processo de Coaching, como a elaboração de metas, a aquisição de recursos, a clareza de objetivos, o acompanhamento do processo, sempre voltados ao processo de emagrecimento que ocorre de forma natural, prazerosa e dinâmica.

Isto se dá como consequência de modificações nos programas mentais, hábitos relacionados à alimentação, crenças limitantes, padrões de alimentação compulsiva e emocional, trabalhar as emoções e o estresse, reorganizando toda a estrutura mental que acarretava um estado de autoconhecimento limitado, distorção da imagem corporal, alimentação emocional e compulsiva, baixa autoestima, estresse e acomodação em padrões negativos e ineficientes.

Qualquer pessoa, a partir do momento em que estiver pronta para a mudança, pode participar do Coaching de Emagrecimento. A maioria das pessoas participa após decepcionar-se com todos os processos previamente realizados que provaram ser ineficientes, como dietas restritivas, medicações para perda do apetite, mudanças superficiais nos hábitos, o efeito sanfona que ocorre após o final de mais uma dieta da moda.

Já participaram diversas pessoas magras que queriam aprender a se relacionar bem com seu processo alimentar, pois apesar de magras, tinham compulsões com certos tipos de alimentos e mantinham-se magras com sofrimento e sem prazer. Mesmo as pessoas magras que participaram encontraram seu peso ideal, e resolveram suas questões alimentares, ganhando saúde e qualidade de vida.

Para conseguir esses resultados são usadas as técnicas da Neurolinguística que se encaixam perfeitamente em todos os processos de mudança, pois nos levam a uma mudança nos programas antigos e ineficientes que utilizamos inconscientemente por anos e décadas e que nos prendem e limitam a transformação.

Além da PNL, utilizamos os mais modernos conceitos das Neurociências, como a neuroplasticidade, técnicas de autoconhecimento e modificação das emoções, meditação e biofeedback para o gerenciamento do estresse, vivências e visualizações, estados alterados de consciência, e muitas reflexões para mudança e ampliação da consciência, dentre outros.

A PNL nos possibilita saber como interpretamos subjetivamente e construímos nossa compreensão de mundo, como criamos nossas crenças e trabalhamos nossos valores, como mantemos antigos e ultrapassados hábitos e trazendo esses fatores à consciência, podemos modificá-los e criar novos comportamentos, crenças, e uma mudança de ideais e identidade, readquirindo o padrão de uma pessoa magra e saudável, de forma duradoura e progressiva, ganhando muita saúde e qualidade de vida.

 

 

Dr Roberto Debski

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas, Psicólogo, Master Trainer em PNL e Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching SLAC. Escritor do livro Coaching – Grandes Mestres.

www.serintegral.com.br

rodebski@serintegral.com.br